terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sugestões litúrgicas para o mês vocacional


Já estamos vivenciando o Ano Vocacional dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada na América Latina e Caribe. A iniciativa tem como tema Mestre, onde moras? Vinde e vede! (Jo 1,38) e como Lema “Eles foram e permaneceram com Ele” (Jo 1,39). 

OBJETIVOS do ANO VOCACIONAL:    Este Ano Vocacional Oblato quer fazer crescer a chama da vocação que há em nós, para continuar com mais generosidade e disponibilidade nossa caminhada de consagração e missão aos mais abandonados, tendo como ponto de partida o sonho do nosso Fundador.  Como nos recordam nossas Constituições e Regras: “Onde quer que trabalhemos, a nossa missão é especialmente com aquele povo cuja condição clama por salvação e esperança que somente Jesus Cristo pode plenamente trazer. Estes são os pobres com suas muitas faces; a eles damos a nossa preferência” (CCRR).


   Sugestões litúrgicas para o mês vocacional[i] 

A cada domingo do mês vocacional, conforme vamos celebrando as vocações, ir colocando um peixe (grande) no qual esteja escrito o nome da vocação que está celebrando.  Por exemplo:
 - no primeiro domingo, um peixe escrito Padres;
 - no segundo domingo, um peixe escrito Famílias;
 - no terceiro domingo, outro peixe escrito Vida Consagrada; (nesse final de semana antes das celebrações pode-se rezar a hora Santa Vocacional OMI. (Interessados solicitar ao Pe. Edicarlos)
- e no quarto domingo, mais um peixe escrito: Leigos ou Catequistas.  Assim, progressivamente, a cada domingo iriam se acrescentando os peixes. 

Junto aos peixes poderiam ser colocados fotos de diversos vocacionados, conforme a vocação citada. Logo após a saudação inicial da Santa Missa, ou mesmo da Celebração da Palavra de Deus, motiva-se para acolher o peixe que será depositado no cenário. Faz-se um breve comentário ou motivação e alguém ligado a tal vocação entra e deposita o peixe sobre as redes enquanto canta-se algo relacionado com o tema ou um refrão orante vocacional; 

68. Prepara um pequeno vídeo correspondente a cada vocação. Para isto poderia ser colocado antes de começar a missa ou depois do Oremos final (nas paróquias que tenham o recurso do Data Show) criando um clima de oração e motivando a celebrar o tema vocacional naquela liturgia;

 69. Distribuir ao final de cada missa uma frase ou oração que recorde aos nossos fiéis que é tempo de oração pelas vocações. É importante lembrar sempre de rezar a oração vocacional oblata ao fim das celebrações.
     


Um Carisma essencial. Respondo com verdadeira alegria a essa insistência e confirmo a necessidade deste ministério em todas as unidades da Congregação. Prometo oferecer todo meu apoio e do Governo Central e da Administração Geral a todos os que se comprometam a convidar os jovens a serem Missionários Oblatos de Maria Imaculada, irmãos e sacerdotes.  Seria uma negligência se não continuássemos, de modo entusiasta e audaz, a convidar aos jovens a que vivam como religiosos consagrados e missionários, sacerdotes e irmãos, dentro do nosso carisma. (Carta do Superior Geral | Pe Louis Lougen,OMI. Por ocasião da solenidade da Imaculada Conceição, 8 de Dezembro de 2013.)

Objetivo geral: Vocacionalizar as missões OMI na América Latina Objetivos específicos:
1-Revitalizar a vocação como Dom do Amor de Deus, incentivando a Cultura Vocacional;
 2-Refletir a identidade e a missão dos animadores vocacionais;
3-Formar ou fortalecer a Equipe do SAV – Serviço de Animação Vocacional em todas as unidades, missões e obras OMI;
 4-Intensificar em nossas missões o cultivo da oração pelas vocações;
 5-Estimular entre nós maior interação com as novas gerações;
6- Aumentar os números de candidatos a vida Oblata;

 7-Propor um gesto concreto pelas vocações, até mesmo econômico;  

 [i] Retiradas do livro sugestões para o ano vocacional OMI. Vale apena conferir todo o projeto no site www.omi.or.br